quarta-feira, 19 de janeiro de 2011















Ò lua dos amantes,
deusa eterna dos céus,
musa de almas errantes
senhora dos sonhos meus;
revela-me a face do sonho,
os lábios inebriantes
num semblante risonho
de olhares ofuscantes.

Ò lua dos apaixonados,
espelho de intensa união,
barca de deuses amados,
alvo da minha ilusão;
mostra-me o rumo do amor,
os prazeres encantados
de um coração com ardor,
de dois corpos enlaçados.

Ò lua dos navegantes,
rosto da dor da partida,
guia dos caminhantes,
semente do cosmos parida;
traz-me o sonho de amar,
sem sofrer terebrantes,
dá-me a paixão de enlaçar,
põe meus braços enleantes.

Ò lua dos indigentes,
anjo que por todos vela,
aura dos seres ausentes,
ser que queremos tê-la;
dá-me a alegria que faz
transformar todas as mentes,
alastrar ao mundo a paz
e amar todas as gentes.

Ò lua dos escritores,
adorada luz dos poetas
que cantam os seus louvores
na tinta de suas canetas;
dá-me sempre inspiração,
seja no meio de estertores,
de risos, abraços, paixão,
ou das mais sentidas dores.

Ò lua dos inocentes,
clamor daqueles que sofrem,
esteio das almas decentes,
gemido de seres que jazem
confiando que reveles
ignomínias indecentes,
também as obras daqueles
que sempre estão presentes.

Ò lua de todos nós,
refúgio de sonhadores,
corpo celeste veloz,
penhor de nossos amores;
guia-nos rumo à luz,
ao sonho de nossos avós,
com teu poder que seduz
até o ser mais feroz.

Ouvi este brado, ò lua,
ouvi este nosso clamor...
grito de paz que atroa
tornando a guerra em amor;
e com tua aura divina
transforma o som que ecoa:
és bela, és feminina,
és elo do amor, és Lua.

António Castel-Branco
Sintra,13-08-2006

Sem comentários:

Enviar um comentário